quinta-feira, 5 de junho de 2014

5 fotografias que você não entenderá sem uma explicação














Na realidade, se trata do povoado de Luzon, nas Filipinas, totalmente coberto pelas cinzas do vulcão Pinatubo, em sua mais recente erupção, em junho de 1991. Apesar da beleza do cenário acima, a verdade é que como resultado da erupção, uma nuvem piroclástica, com enorme força destrutiva e temperaturas entre 350 e 1000 graus centígrados, viajou em grande velocidade, destruindo tudo em seu caminho; 847 morreram e 250 mil ficaram desabrigadas.


Apenas mais uma das milhares de fotografias eternizando o pôr do sol? Não seja tão rápido em suas conclusões. A fotografia acima foi tomada em 19 de maio de 2005 pela sonda Spirit, da borda da cratera Gusev. Nela podemos ver o sol se pondo no horizonte marciano. Em Marte, a luz crepuscular pode ser vista duas horas antes do amanhecer e por mais duas depois do pôr do sol.


Se você conhece muito de história, ao olhar para a fotografia acima, talvez conclua, pelo uniforme, que trata-se de um soldado britânico morto ou ferido durante a Primeira Guerra Mundial. Não é um soldado, tampouco está em uma batalha. É um manequim vestido com o uniforme do exército britânico, utilizado pelos alemães na Primeira Guerra Mundial para atrair os soldados inimigos à uma emboscada. Eles eram deixados próximos às frentes de batalha e um dispositivo no braço simulava um pedido de ajuda. O boneco acima pertencia à Escola de Camuflagem de Kensington e era usado para ensinar a tática alemã aos soldados britânicos, antes que fossem enviados à linha de frente. Hoje ele é uma peça de museu.


Decepção é uma das ilhas mais incríveis do mundo. Ela pertence ao arquipélago das Shetland do Sul, na Antártida. A natureza vulcânica da ilha faz com que ela tenha piscinas com água quente de até 65 graus centígrados, em contraste com os 2 graus do Oceano Antártico. No próximo cruzeiro à Antártida, não esqueça de levar roupa de banho.



Um bombeiro comprando abóboras enquanto uma casa arde em chamas bem à sua frente. Essa fotografia foi tirada por Joel Sternfeld, quando ele dirigia calmamente pela Virgínia. No primeiro momento, o fotógrafo não acreditou no que via, mas logo tudo foi esclarecido. O incêndio era um exercício controlado, parte de um treinamento dos bombeiros locais. O combatente da foto estava em seu momento de descanso.

Fonte : Putz cara

0 comentários:

Postar um comentário