sábado, 4 de abril de 2015

5 coisas estranhas que o seu corpo faz enquanto você dorme














1 — Paralisação dos membros


REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos) é a fase mais profunda do sono. Quando você se recorda vivamente de alguma coisa que sonhou, provavelmente aconteceu durante esse ciclo. Nesse estágio, os músculos dos braços e pernas ficam temporariamente paralisados enquanto dormimos.

Essa paralisia é comum e não é o mesmo tipo que ocorre alguns segundos (ou minutos) antes de despertarmos. Nesse distúrbio, a paralisia normal que acontece durante o sono se mantém durante alguns momentos assustadores. Se isso estiver acontecendo com você, procure um médico, pois pode ser sintoma de narcolepsia.

2 — Sacodidas e empurrões


Durante o sono, você já sentiu como se estivesse caindo ou sendo empurrado/sacodido e acaba acordando assustado? Esse distúrbio é chamado de empurrão hipnótico e é uma coisa comum e natural de acontecer quando estamos adormecendo.

Este fenômeno faz com que seus membros se preparem para as mudanças que ocorrem durante o sono, ou talvez porque seu corpo interprete os sinais do sono como uma queda. Portanto, esses empurrões são esforços mal orientados para manter você de pé.

Os cientistas não sabem exatamente o que ocasiona esses empurrões hipnóticos, mas todos eles concordam que esse distúrbio é inofensivo.

3 — Movimentação rápida dos olhos


Enquanto você dorme, você enfrenta cinco fases do sono e, como já foi dito, o REM é a última e mais ativa delas. Uma vez que você completa o ciclo do REM, você vai começar a primeira fase de novo. Cerca de 60 a 90 minutos depois de adormecer, você já deve iniciar esse estágio, gastando mais ou menos 20% do seu sono dormindo nela.

Durante o sono REM, nossos olhos se movimentam rapidamente para trás e para frente, mas nós normalmente não temos memória disso (já que nossa mente é tomada por memórias de sonhos que, muitas vezes, acontecem nessa fase).

4 — Produção do hormônio do crescimento


O hormônio do crescimento humano, ou HGH, ajuda os músculos, ossos e outros tecidos a se regenerarem. Esse hormônio útil é liberado durante o sono, especialmente em seus estágios mais profundos.

Ele é solicitado pelo corpo para combater os baixos níveis de glicose no sangue durante o sono, entre outros fatores. Então, realmente há alguma ciência por trás do famoso conceito de “sono da beleza”!

5 — Estreitamento da garganta


Enquanto você dorme, há alterações em sua garganta e ela naturalmente diminui um pouco quando os seus músculos relaxam. Se você já presenciou alguém que ronca alto, você sabe o que acontece quando a garganta fica estreita (apesar de que o ronco também pode ter outras causas, como nariz entupido, por exemplo).

Pior do que isso, as vias aéreas podem se fechar completamente, causando a apneia do sono, o que pode ser muito perigoso para a pessoa.

Fonte: Mega Curioso

0 comentários:

Postar um comentário