sábado, 9 de maio de 2015

5 lições que os adultos deveriam aprender com as crianças














#1 Abuse das coisas simples

Tudo é motivo de prazer quando somos crianças: um passeio no parque, assistir um filme e tirar um simples cochilo. Mas quando crescemos, muitas vezes não damos valor aos momentos de satisfação que estão ao nosso alcance. Aproveite cada minuto de vida, assim como os pequenos aproveitam cada segundo da infância.


#2 Seja um curioso

O fato de ninguém nascer sabendo faz com que as crianças sejam seres extremamente curiosos. Na infância, tudo é novidade e cada descoberta desperta a sensação de felicidade. E como nunca é tarde para aprender, qual o problema em os adultos fazerem o mesmo? Se deseja se aprofundar em algo, pesquise. Se gostaria de conhecer coisas novas, corra atrás. A curiosidade é uma grande oportunidade de aprender cada vez mais.


#3 Compartilhe com o próximo

Crianças adoram compartilhar: ver o próximo feliz também é motivo de felicidade para elas. Se divertir sozinho nunca é tão legal quanto se divertir com os amigos. Poder doar um brinquedo, oferecer um pedaço do doce ou convidar os amigos para brincar em casa são atitudes que proporcionam grande alegria aos pequenos. Esses gestos faltam na vida de muitos grandões por aí.


#4 Seja positivo e otimista

A inocência e a pureza das crianças projeta um olhar positivo da vida. Cheias de esperança e otimismo, elas acreditam nos sonhos mais distantes e não enxergam maldade nas pessoas. Ingenuidade? Talvez. Mas embora o mundo não seja tão colorido quanto os pequenos imaginam, o pensamento positivo faz com que elas acreditem que são capazes de realizar sonhos, enquanto muitos marmanjos desistem antes mesmo de tentar.


#5 Crianças são verdadeiras

A sinceridade e a transparência transbordam nos pequenos. Eles falam a verdade sem filtro, doa a quem doer, e dizem coisas que nenhum adulto teria coragem de dizer. São verdadeiros termômetros de realidade: Se gostam de algo, gostam mesmo. Se eles detestam, detestam de verdade. Se está tudo ótimo, fique tranquilo. Mas se está péssimo, é melhor se preocupar, pois eles estão falando muito sério. Com a intenção de ajudar, eles podem nos dizer aquilo que nem sempre queremos ouvir, mas que talvez seja exatamente o que precisamos saber.

0 comentários:

Postar um comentário