sábado, 26 de abril de 2014

5 pinturas perturbadoras












1 – A ira de Saturno
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “Saturno devorando seu filho”

Autor: Francisco Goya

Ano: Entre 1819 e 1823

História: Pertencente à série das “Pinturas Negras”, essa é uma das obras em óleo sobre reboco que fazia parte da decoração das paredes da casa que Francisco de Goya adquiriu em 1819 perto de Madrid, chamada a Quinta del Sordo. A obra mostra um acontecimento inspirado na mitologia, quando Saturno devora um de seus filhos para evitar que ele o derrubasse.
2 – Versão macabra
Fonte da imagem: Reprodução/Artchive

Título da obra: “Estudo do Retrato do Papa Inocêncio X segundo Velázquez”

Autor: Francis Bacon

Ano: 1953

História: Francis Bacon fez a sua versão de uma pintura já existente do Papa Inocêncio X, produzida pelo artista espanhol Diego Velázquez em 1650. Em 1953, Bacon quis recriar a obra com uma visão distorcida e sombria, evidenciando a ansiedade e aflição da época pós-guerra.
3 – Terrores da guerra
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “Gangrena do braço amputado no hospital”

Autor: Eduard Stauch

Ano: 1863

História: A pintura do artista retrata o soldado Milton E. Wallen com o braço gangrenado no hospital durante a Guerra Civil Americana.
4 – Perturbador
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “O Pesadelo”

Autor: Henry Fuseli

Ano: 1781

História: A interpretação de Fuseli para o pesadelo retrata simultaneamente uma mulher e o conteúdo do seu sonho ruim. Alguns teóricos antigos afirmavam que a cabeça do cavalo refere-se à crença e ao folclore sobre pesadelos, enquanto críticos contemporâneos relatam a sexualidade evidente da pintura, que já foi interpretada por alguns estudiosos como antecipação das ideias freudianas sobre o inconsciente.

5 – Luta e demônios
Fonte da imagem: Reprodução/Musee Orsay

Título: “Dante e Virgílio”

Autor: William Bouguereau

Ano: 1850

História: Esta pintura foi inspirada em uma curta cena da seção “Inferno” da obra “A Divina Comédia” (de Dante Alighieri), situada no oitavo círculo do inferno (aquele dos falsificadores e fraudadores). Nesse círculo, Dante, acompanhado por Virgílio, assiste a uma luta entre duas almas condenadas: Capocchio, um herege e alquimista, que é atacado e mordido no pescoço por Gianni Schicchi, que havia usurpado a identidade de um homem morto a fim de reivindicar sua herança de forma ilícita.

Fonte: Brasil Universo Digital

0 comentários:

Postar um comentário