quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O vírus que já matou milhares de pessoas pelo mundo













Vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos.

Sabendo disso, vamos falar um pouco sobre o vírus que anda aterrorizando a África.
Ébola é um vírus altamente infeccioso, que ainda não possui cura, sendo assim, extremamente mortal. Morcegos frugívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola. Isso não quer dizer que apenas eles transmitem a doença, o contato com sangue, saliva e outros fluídos corporais do infectado, também é uma porta de entrada para o vírus.

Nunca houve casos da doença em humanos fora do continente africano. As populações africanas são infectadas em alto número, devido à cultura das aldeias, onde as famílias tem o costume de lavar o corpo dos mortos de forma manual, antes do enterro. Assim, o indivíduo morto pelo ébola, transmite o vírus a todos aqueles que tiverem contato com o corpo.
Sintomas

A doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.

Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Alguns pacientes podem ainda apresentar erupções cutâneas, olhos avermelhados, soluços, dores no peito e dificuldade para respirar e engolir.


Tratamento

Ainda não há tratamento ou vacina específicos para o Ebola. O tratamento padrão para a doença limita-se à terapia de apoio, que consiste em hidratar o paciente, manter seus níveis de oxigênio e pressão sanguínea e tratar quaisquer infecções.

0 comentários:

Postar um comentário