segunda-feira, 5 de outubro de 2015

5 Desordens genéticas que criam animais fantásticos












topo
Não é incomum encontrar na natureza animais com aparência diferente do habitual devido a desordens e mutações genéticas. Abaixo, você confere alguns exemplos geniais que provam que o diferente é, sim, muito legal. Desordens como…

Albinismo

Albinismo é a ausência total de melanina na pele, olhos e cabelos – ou pêlos e penas, no caso de animais. Apesar de ser uma desordem que coloca os portadores em grande desvantagem, não pode-se negar que grande parte dos animais albinos são fantásticos.




Melanismo

O melanismo é o aumento concentrado da pigmentação preta na pele, penas ou pêlos. A desordem é mais comum em felinos (responsável pelas panteras negras e onça-preta, que não são espécies diferentes, mas sim variações melanísticas ou pseudo-melanísticas de leopardos, onças e tigres), mas pode acometer também esquilos, cobras e insetos.




Piebaldismo

O piebaldismo é uma desordem genética que causa despigmentação em certas áreas do corpo ou pelagem do animal. Pode acontecer em uma variedade animais, como veados, cobras e outros.



Leucismo

O leucismo é a falta de pigmentação (todo tipo de pigmentação, não só melanina) em parte do corpo ou pelagem do animal, fazendo com que algumas regiões corpóreas tenham coloração branca, ou mesmo com que todo o corpo do animal seja branco. Para identificar se um animal todo branco é albino ou leucístico, o indicado é observar os olhos: nos leucísticos, os olhos tem coloração normal, enquanto nos albinos os olhos são rosados ou vermelhos.




Erythrism

‘Erythrism’ é uma mutação genética rara caracterizada por pigmentação avermelhada na pele, pelagem e penas de animais. O exemplo mais chocante de erythrism é o do gafanhoto rosa.



0 comentários:

Postar um comentário